sábado, 1 de maio de 2010

Lançamento da versão 10.04 do Ubuntu - Lucid Lynx


A mais nova versão do Ubuntu acaba de ser lançada. Se trata da versão 10.04, ou Lucid Lynx [1].

Talvez a maior dentre as novidades dessa versão seja a interface gráfica, que recebeu novos temas e nova disposição dos botões de controle de janelas.

Interface gráfica

 Desde o seu lançamento, o ubuntu sempre utilizou como tema a combinação das cores laranja e marrom. O novo tema, chamado Ambiance, modifica totalmente este esquema inserindo barras de título cinza escuro e janelas em tons de bege.

Uma mudança que pode ser vista como mais radical ainda foi o posicionamento dos botões fechar, minimizar e maximizar do lado esquerdo da barra (como no Mac OS), diferentemente de como era até então, do lado direito (como no Windows).

 Para os usuários insatisfeitos com essa alteração nos botões, existem maneiras de fazer com que os botões se posicionem da maneira tradicional, basta seguir os passos descritos em [2].


Tempo de boot

Durante o desenvolvimento dessa nova versão, a velocidade de inicialização foi um dos principais pontos focados. E esse objetivo foi conseguido, com os tempos de carregamento extremamente satisfatórios.

Mesmo máquinas menos potentes, netbooks por exemplo, são beneficiadas dessa velocidade, o que coloca o ubuntu em condições de competir com outros sistemas voltados a essas máquinas.




Ubuntu One e Music Store

Apesar de não ser uma novidade dessa versão, é bom citar o serviço Ubuntu One, que oferece um espaço de 2 GB de armazenamento nas nuvens para qualquer tipo de arquivos. Por US$ 10 mensais, pode-se utilizar o serviço com um espaço de 50 GB.

Agora é possível a compra de músicas diretamente do ubuntu, através do Music Store, que é uma loja de MP3s sem proteção DRM. As músicas compradas assim são automaticamente inseridas no Ubuntu One.


Instalação

Para aqueles que não estão familiarizados com dual boot, repartição etc., podem optar pela instalação do ubuntu pelo wubi [3].

Ele é um instalador do ubuntu para windows, e não modifica as partições do disco. Um diretório é criado no sistema de arquivos do windows e ao iniciar o computador é exibido uma mensagem perguntando qual sistema operacional você deseja iniciar.

Caso deseja desinstalar o ubuntu basta proceder como qualquer programa no windows.

Em [4] existe um tutorial sobre todo o processo de  instalação, que consiste basicamente em executar o arquivo baixado, permitir que ele faça o download da versão 10.04 do ubuntu. Somente lembre-se de ao reiniciar a instalação, escolher ubuntu na tela de escolha do sistema operacional para continuar o processo de instalação.


Resumindo, nesta nova versão o ubuntu se mostra extremamente competitivo com os outros sistemas operacionais do mercado e prova uma boa alternativa para usuários leigos que ainda consideram linux coisa de geeks.

Apesar de não substituir completamente o Windows para muitos usuários, o Ubuntu prova que pode (e precisa caso vc seja um computer geek) ser um ótimo SO para ser utilizado em dual-boot.

[1] http://www.ubuntu.com/getubuntu
[2] http://www.howtogeek.com/howto/13535/move-window-buttons-back-to-the-right-in-ubuntu-10.04/
[3] http://wubi-installer.org/index.php
[4] http://ubuntufreedom.blogspot.com/2010/02/facilmente-instalar-o-ubuntu-linux-com.html