segunda-feira, 31 de maio de 2010

[contos] Isaac Asimov - Amor Verdadeiro


Isaac Asimov é um gênio da ficção científica. Mas neste post não vou falar do seu gênio, mas de um pequeno conto de sua autoria, chamado Amor Verdadeiro.

Neste conto, temos como personagens Milton Davidson, um programador de computadores (o maior deles naquela época) e Joe, sendo a maior criação de Milton, um computador dotado de fala e capacidade de aprendizado.

Toda a história se concentra na relação entre os dois personagens e no desenvolvimento de Joe com o que aprende de Milton.

hic sunt dracones (spoilers)

No início, Milton utiliza Joe para encontrar a parceira ideal para ele. Como estava utilizando dados restritos para uso pessoal, esta operação era ilegal. Eliminando tipos de mulheres que não lhe interessavam, Milton fica com um grupo de 235, mas Joe consegue restringir a apenas 8. Dessas, Joe manipula os dados do banco de dados central (de forma ilegal) e consegue marcar entrevistas de emprego entre cada uma e Milton.

Como não tinha muito trato social, Milton não consegue envolver nenhuma delas, e acaba indo se aconselhar com Joe. Depois ele entende que é preciso que ele também seja o homem ideal do seu par.

Para encontrar o par ideal, Joe acumula muito mais dados de Milton, passando a conhecê-lo melhor do que ninguém. Com o tempo, os dois passam a ser cada vez mais parecidos, com Milton ajustando Joe para se parecer mais com ele de forma a poder fazer a escolha correta. Joe passa a inclusive a falar como Milton.

Quando Joe finalmente encontra o par ideal de Milton, este é preso, devido a irregularidades que ele fez 10 anos atrás (ele realmente gostava de atividades ilegais).

Sem Milton, Joe planeja esperar a chegada da escolhida, ensiná-la a manejá-lo e, como ele concluiu que as aparências não importam quando as personalidades ressoam juntas iria dizer a ela "Eu sou Joe e você é meu verdadeiro amor".

Apesar de existir alguns outros contos de Asimov mais populares, este pequeno é interessante no ponto que mostra um computador exibindo sentimentos e se apaixonando.

Existe uma versão online deste conto aqui.