quarta-feira, 30 de junho de 2010

Historiador desvenda o "Código Platão"

Embora pareça um novo livro de Dan Brown, esta notícia não tem relação com o famoso escritor.

Um historiador da ciência da Universidade de Manchester, Jay Kennedy, diz ter descoberto um código oculto nos escritos de Platão.

Segundo o estudioso, a maioria dos textos de Platão, se escritos tal qual sua forma original, possuem números de linhas em valores múltiplos de 1200. Para ilustrar tal fato, ele cita que "A Apologia" possui 1200 linhas, "A República" 12.200 e "As Leis" 14.400.

Para ele isso não é uma coincidência, mas sim um código secreto incluído por Platão através da escala musical utilizada pelso pitagóricos que continha 12 notas.

Conceitos positivos estariam localizados em pontos chave do texto e estariam associados com as notas mais harmoniosas, enquanto que os negativos com as dissonantes.

Kennedy acredita que este código secreto pode nos mostrar que muito do desenvolvimento científico obtido somente na Renascença já tinha sido visualizado por Platão.

O motivo que teria levado o filósofo a esconder seus achados seria o perigo de colocar as leis matemáticas governando o mundo em lugar dos deuses do Olimpo. Seu mestre Sócrates havia sido executado por motivos semelhantes, Platão teria encontrado um meio de esconder suas descobertas de seus inimigos. E ele foi muito bem sucedido nessa tentativa de esconder seu código até hoje.

[The Guardian]